19 de março de 2009

O país dos Anfitriões! "¡Dale, Venezuela!"

Petrus de namorico com seu mangueador, Eu de sorriso amarelo, Rienzy com cara de desconfiado, Igor dormindo e Luís com cara de PJ! hehe

Bom, aqui vai minha primeira postagem no blog, um pouco de minha visão das coisas que estamos vivendo, do que estamos sentindo na Venezuela! Mas antes eu digo que leiam, comentem, riam, se preocupem, mas se tiverem a oportunidade não deixem de fazer algo semelhante ao que estamos fazendo. Nem que seja por dias, semanas. Se quiserem meses, anos.. façam como lhes for conveniente. Mas, se puderem, não deixem de fazer; ler tudo o que estamos passando não fará alguém sentir a sensação de estar nisso, de tirar suas próprias fotos, conclusões, ouvir, conversar, etc.

"Bueno", falar um pouco de Santa Elena de Uairen é algo que os meninos explicaram bem! Já tinha ido lá, mas não dessa maneira tão nova! Conhecer uma galera muito mais que bacana, como "El Dios X-35", sua mulher "13" e seu filho Cosmo, além de "Lord Eduardo Sanchez"/"Satanás", "Pakal" e Holffman, um cachorrinho muito elétrico que além nos arranhar e morder bastante e pedir comida, deu um jeito de rasgar um pedaço da calça de PJ! hehehe! Ah, e não podia esquecer dos mosquitos que deram conta de mostrar quem realmente é dono da Gran Sabana!
Foi essa galera que nos recebeu no lugar onde mora, da melhor maneira! Começamos nossa viagem com uma sorte em conhecê-los! O lugar é muito bonito, além de nos trazer a um contato maior com a natureza e esquecer um pouquinho de um mundo um tanto complicado. Conviver com esses "chamos" durante três dias nos mostrou a maravilha de cozinhar na lenha, dividir uma sopa deliciosa feita com Ají(um tipo de pimentão pequeno) e Plátano(Banana comprida verde, que se cozinha junto com a sopa), tocar um pouco de flauta e melódica com Pakal, acordar ao canto de pássaros e ouvir a boa conversa de toda a galera auto-denominada de "Terceiro Grupo". Conversamos muito sobre suas opiniões políticas e o que percebi foi uma certa insatisfação com a idéia que se tem sobre política na Venezuela. PARA ELES, enquanto se faz um jogo Direita x Esquerda, onde a publicidade é o foco da questão, tanto por parte do governo quanto dos "Escuálidos"(como se chamam os opositores de direita aqui), o povo está cego e não há uma mudança real de pensamento, apenas uma idolatria que, historicamente, mostra o retrocesso dos processos de possível mudança social. E Santa Elena foi só a primeira cidade... Nada de agarrar conceitos cedo demais. Mas me guardei numa pergunta, que se aplica não somente à Venezuela:

As Pessoas realmente pensam de forma crítica ou acham que pensam, porque alguém/algo lhes manipula até que elas acreditem q estão pensando?

[...]

Agora estamos em Caracas, vendo outras coisas acontecerem, e ainda é muito cedo para termos uma opini
ão bem concreta do que estamos observando.
E enquanto procuramos respostas para uma série de questionamentos que nos aparecem, indo atrás de gravações para o nosso documentário, vi que estamos num País tão peculiar que chega a ser difícil descrever tanta novidade. Aos poucos tentaremos descrever isso tudo!

A Venezuela, como exemplificou Eduardo e 35 em Santa Elena (e eu não paro de repitir, pois foi um adjetivo bem encaixado), é como um Mini-Mundo, cheio de diferenças de clima, vegetação, relevo... Aqui se vê Gran Sabana, com montanhas, quedas d'água, uma paisagem maravilhosa e natureza rica por estar no maciço das guianas(região dos tepuis), se vê Los Llanos, região que ainda não conhecemos mas escutamos falar do povo muito solícito e batalhador, que dribla as adversidades da natureza, por viverem numa terra difícil, como no Nordeste do Brasil, se vê Mar do Caribe, com praias que parecem paraísos fictícios de propagandas de creme dental(hehe), se vê a região dos Andes, desertos, floresta amazônica... uma variedade da porra!


E se vê Caracas, cidade de clima tropical que nos presenteou com um friozinho de surpresa! Ah, e que também nos surpreendeu, olha o que se vê no meio da cidade:
Monte Ávila, ao fundo.

Foto tirada por um de nós. Ao fundo, mais uma vez, a montanha.

Além do país do "No se puede" sinceramente, para mim, estamos mais no País do "Sinta-se em casa!". Para os brasileiros que foram maltratados aqui e colocaram um certo medo na gente, desculpem-nos, mas, ou estamos com uma sorte do Cacête, ou as pessoas daqui têm o maravilhoso e típico sangue latino! Eu, particularmente, fico com a segunda opção! De Santa Elena até aqui, além de tantas aventuras que passamos em um só dia em Puerto Ordaz(como Igor transmitiu), com direito a uma dormida nos Bombeiros, um chá de cadeira de quase 8 horas em uma prefeitura e etc e tal, tivemos uma recepção em Caracas que não esperávamos, afinal, chegamos atrasados devido ao Ônibus! Mas quem estava nos esperando para dormir com a gente? George, amigo que os meninos conheceram no Barco na ida de Belém a Manaus. Além de sua maneira de andar bem particular, de aparecer quando menos esperamos e de assobiar canções como Asa Branca e Garota de Ipanema(coisas que nós 5 não sabemos fazer como ele!) enquanto caminha, George foi e está sendo um anfitrião e guia sem igual. Não mediu esforços em nos ajudar nos trazendo na UBV(onde estamos ficando agora), na "Posada de la Vida", onde ficamos nos primeiros dias, no "Cuartel San Carlos", onde tentamos ficar... Nos mostrando a cidade, ensinando a pegar metrô! É pouco ou tá bom? hehe!
Essa foto precisa de legenda? kkkkk! George apresentando um leão tristonho de Caracas a uma parte do grupo!

George foi só a primeira de tantas outras pessoas que estão fazendo da nossa estadia aqui um prazer. Ralamos um pouquinho pra rir depois comendo pão com mortadela e beber a bendita Aveia no refeitório da UBV(vocês escutar mais dela depois), dar valor à comida que por vezes nem demos falta quando estamos em casa, bem tranquilos, só esperando alguém nos servir.

E isso é só o começo! Além de George, nomes como Luis Millan, Diana, Freddy e outros mais vocês vão escutar muito nas outras postagens!

Posso dizer com certeza que o frio de Caracas que me pegou de surpresa tá sendo compensado com o calor humano que encontrei aqui!

"¡Dale, Papa! Vamos aprovechar toda esta vaina, ¿si?"
Galera da pesada: Saskia e Till(Galera da Alemanha), Igor, Eu, George, Luís, Petrus e Rienzy!

P.S.: Às nossos pais e outros que n
ão gostem de palavrão, me desculpem, foi só pra enfatizar!

4 comentários:

Thiago Gomes da Silva - Gael disse...

Mais uma vez minha sincera inveja irmão!
a aventura de vcs me convenceu de que tenho de fazer algo do gênero
ao final do meu curso America Latina me espere o/

Thiago Gomes da Silva - Gael disse...

Nunca uma declaração me fez pensar tanto em seguir meu destino

"aquele "mal", que os vikings falavam, de navegar para o oeste, e ser encantado pelo mar de forma que você segue viagem, e segue...até nao poder(e nao querer) mais voltar" (Igor Queiroz)

Patrícia Ludmila disse...

UFA!!! Acabei de "chegar daí". "fiz uma viagem momentânea aos locais que vcs passaram MESMO" COM AS TUAS PALAVRAS. Consegui realmente ter uma noção do que essa viagem está representando para vcs, consequentemente para nós que temos a oportunidade de conhecer um pouco do cenário político de nossa América Latina.
MASSA MESMO. É ISSO AÍ.

iasmim lucena disse...

uau, que aventura! muito legal mesmo.
Não morro sem fazer isso