3 de fevereiro de 2009

Frustração: Fórum Social Mundial 2009


Frustrados. Foi como sentiram-se aqueles que tentaram crescer através de discussões, palestras e debates no Fórum Social Mundial 2009. A desorganização marcou o evento... apesar de contar com uma boa estrutura e com um grande público (não que este estivesse tão interessado em algo além das noites paraenses), a verdade é que integrar-se aos mais diversos povos do mundo pareceu impossível, não fosse as drogas e as festas que invadiam a madrugada. Particularmente, pareceu-me que drogas e festas eram os objetivos principais de grande parte dos participantes do FSM 2009!

Chegamos em Belém por volta das 11h do dia 26 de janeiro. Fizemos o credenciamento e junto com uma bolsa com as logomarcas do fórum, recebemos o Manual do Acampado que continha uma programação não detalhada do FSM. Montamos acampamento e não fizemos muito até a tarde do dia seguinte, quando participamos da marcha de abertura. À noite, usamos o manual recebido para montar um pequeno itinerário para o dia 28.

Pois bem, no dia seguinte descobrimos que apesar de todos eventos marcados, muitas tendas onde ocorreriam tais eventos não estavam sequer montadas. E quando estavam montadas, os eventos ou estavam cancelados ou não conseguíamos chegar às tendas a tempo, já que ninguém da organização sabia informar muito sobre a localização das tendas (o mapa que recebemos era bem resumido). Em suma, logo descobrimos que a programação recebida não servia para muita coisa. Descobrimos também que uma outra programação estava em circulação, porém não a recebemos porque haviam se esgotado, apesar de termos chegado um dia antes do início do fórum.

Lá pelo terceiro dia, fomos informados que a única programação atualizada estava disponível na internet... Seria bem simples consultá-la, caso houvesse mais de um ponto de acesso à internet em todo o campus da UFRA. Foi quando concluímos que a única maneira de atender uma palestra ou debate do FSM seria através da sorte, se metendo em uma tenda e vendo no que dava!

Apesar de tudo isso, nem todos do acampamento pareciam muito preocupados - as noites ainda estavam funcionando muito bem! Lixo por todos os lados, ao olhar ao redor me perguntava o que o Fórum Social Mundial de fato representava... O que estávamos fazendo ali? Qual o objetivo? Não desconfio da boa vontade dos organizadores do FSM 2009 Belém, mas não posso deixar de demonstrar meu descontetamento e desapontamento.

Quando arrumávamos as malas no último dia, um cara pelado percorria a área dos acampamentos gritando "O piquenique acabou... Vão embora! Só deixaram lixo! Acabou o piquenique... e ainda dão uma de militantes! Vão embora!" - gostaria de dizer que ele estava errado!

5 comentários:

Thobias disse...

"Todo mundo quer fazer revolução, mas ninguém quer ajudar a mãe a lavar os pratos."

Conversamos sobre a "militância" atual na noite de revellion, e agora vocês carimbam a frustração, companheiros. Enfim, não tenho muito a declarar sobre o FSM.

"As bandeiras estão carregadas de pessimismo..."

Unknown disse...

Rienzy,

Senti um quê de desânimo ante sua ida ao FSM. Esperamos mais destes eventos. Levam o Social como socializar, a sociedade do oba oba sem o mínimo de politização. Ah se houvesse discussão acalorada, discussão pesada em prol de nossa intervenção na sociedade.

Elisa disse...

O que se espera é que tenham muitos outros, assim como vocês, frustrados, no meio desse monte de gente que estava por lá! :/

Boa sorte por ai!

Igor Queiroz disse...

Bom...tinha um cara nu...hahahahahha

Eta vida boa aperriada disse...

...que nada, pensei que voces já soubessem o que iriam encontrar por lá. Um monte de gente com ideais diferentes, uma autÊntica ''torre de babel''. haha